Como recuperar após infeção por Covid 19?

Sabemos que estamos a viver dias difíceis decorrentes da pandemia Covid-19. Mas há algo que, enquanto equipa que somos e agentes de promoção de saúde da nossa comunidade, nos tem despertado a atenção.

 

A grande maioria das pessoas que desenvolveu doença inerente ao COVID-19 e, até mesmo, muitas pessoas após a vacinação experienciaram sintomas físicos e emocionais que lhes causaram sofrimento inesperado.

 

Muitas dessas pessoas têm sentido que alguns sintomas permanecem e surgem outros que não eram habituais.

 

Em termos científicos, tem-se designado este estado de Síndrome Pós-Covid.

 

Além dos sintomas mais frequentes durante o período da infeção, o nosso organismo pode sofrer alterações que nos acompanham posteriormente por períodos mais longos.

 

As sequelas mais frequentes são o cansaço generalizado, dores de cabeça e no corpo, perda de concentração, pensamentos depressivos, falta de ar/ansiedade, fadiga muscular e alterações no sono.

 

O percurso natural da recuperação pós COVID-19 varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, como a idade, estado de saúde do indivíduo antes da infecção viral, presença de comorbilidades, natureza e gravidade da infecção e status social e económico.

 

Os cuidados como uma alimentação saudável, atividade física regular, regulação do Bioritmo (com horas de sono adequadas) são fatores essenciais para promover uma recuperação o mais eficiente possível. Contudo, em algumas situações, pode ser necessário a realização de uma avaliação detalhada por parte de um profissional de saúde devidamente credenciado, análises ou exames clínicos, bem como a suplementação específica para restabelecer a função do nosso sistema imunitário.

Foi infetado com COVID-19? Os sintomas respiratórios pós-infecção são muito comuns, mas podemos fazer mais que esperar que desapareçam.

Nesse sentido, a equipa SAN criou uma consulta específica de avaliação da função respiratória para todas as pessoas que sofram os seguintes tipos de queixas:

🟨 Cansaço generalizado
🟨 Falta de ar
🟨 Tosse
🟨 Dores de cabeça e no corpo
🟨 Dificuldade de concentração
🟨 Fadiga Muscular
🟨 Ansiedade
🟨 Alterações no sono (insónia)

A avaliação será levada a cabo pela fisioterapeuta Laura Bryan, especialista em reabilitação cardio-respiratória.

Agende sua avaliação: ☎ 289 845 131

Tiago Caseiro
Fisioterapeuta e Osteopata

Cofinanciado por: