Respiratory fisioterapy

Respiratory fisioterapy

fisioterapia_respiratoria_sansaudeintegrativa

Respiratory fisioterapy

What is it?

A Fisioterapia Respiratória Pediátrica ou cinesioterapia respiratória infantil é uma área especializada da fisioterapia que se centra na prevenção e tratamento de problemas respiratórios em bebés e crianças.

Os objetivos são optimizar a função respiratória de modo a facilitar as trocas gasosas e adequar a relação ventilação – perfusão, prevenir e tratar complicações pulmonares, reduzir a utilização de medicamentos (nomeadamente os antibióticos), favorecer a libertação de secreções e melhorar a permeabilidade das vias aéreas. 

A intervenção consiste num conjunto de técnicas terapêuticas, que ajudam a mobilizar e a drenar as secreções acumuladas, com melhoria da ventilação pulmonar.  

Além disso, os fisioterapeutas respiratórios pediátricos podem dar conselhos e orientações aos pais sobre como realizar cuidados respiratórios em casa, monitorar os sintomas e reconhecer os sinais de alerta.

TEAM Respiratory fisioterapy

SAIBA MAIS SOBRE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Who is it for?

Destina-se a bebés e crianças que apresentem as seguintes patologias: bronquiolite, bronquite, pneumonias, infecções respiratórias, rinite alérgica e/ou sinusite, asma brônquica, atelectasias, fibrose quística.

Benefits

A Fisioterapia Respiratória Pediátrica oferece uma série de benefícios para bebés e crianças com problemas respiratórios. Alguns dos principais benefícios incluem:

  1. Melhora da função pulmonar: Através de técnicas e exercícios específicos, a fisioterapia respiratória auxilia na expansão dos pulmões, promovendo uma melhor ventilação e aumentando a capacidade respiratória da criança.
  2. Desobstrução das vias aéreas
  3. Prevenção de complicações respiratórias: Pode ajudar a prevenir a acumulação de secreções nos pulmões, o que reduz o risco de infecções respiratórias recorrentes, pneumonia e outras complicações respiratórias.
  4. Fortalecimento dos músculos respiratórios: Através de exercícios respiratórios específicos, contribui para o fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração, melhorando a eficiência do sistema respiratório.
  5. Melhora da qualidade de vida.
Tratamento

A Fisioterapia Respiratória Pediátrica recorre a um conjunto de técnicas e exercícios, tais como: 

  1. Técnicas de desobstrução das vias aéreas: Estas técnicas têm o objetivo de ajudar a remover as secreções pulmonares e facilitar a respiração. 
  2. Exercícios respiratórios: São realizados para fortalecer os músculos respiratórios, melhorar a expansão pulmonar e a capacidade de respiração. Estes exercícios podem envolver inspirações profundas, técnicas de controle respiratório e exercícios de expansão torácica.
  3. Treino de tosse eficaz: A fisioterapia respiratória pediátrica pode ajudar as crianças a aprenderem técnicas adequadas de tosse para auxiliar na eliminação das secreções e prevenir complicações respiratórias.
  4. Orientação e educação dos pais
  5. Programas de exercícios físicos adaptados: Em alguns casos, a fisioterapia respiratória pediátrica pode incluir programas de exercícios físicos adaptados para melhorar a resistência respiratória, a força muscular e a capacidade de realizar atividades físicas sem limitações respiratórias.
Fisioterapia respiratória pediátrica/ cinesioterapia respiratória infantil na SAN

Na equipa SAN, assumimos as áreas das terapias manuais como chave no processo de promover saúde infantil. A fisioterapia respiratória pediátrica é uma área central neste contexto. 

Tratar através da mão e do toque, ganha um poder imenso se todos os outros contextos de vida e saúde estiverem em equilíbrio, por isso mesmo é muito comum que no nosso trabalho como equipa, conjuguemos a cinesioterapia respiratória infantil com:

  • Psychoneuroimmunology
  • Integrative Health
  • Functional Nutrition
  • Psychology
  • RPG
  • Occupational therapy
  • Speech therapy
  • Biomagnetism