Especialidades e Serviços
Enfermagem

A nossa equipa de Enfermagem presta cuidados de saúde na clínica e, se necessário, ao domicílio. Os serviços disponibilizados incluem: administração de injetáveis e vacinas e tratamento de feridas.
Fisiatria

A Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a especialidade médica responsável pela avaliação e tratamento de pessoas com limitação funcional. O Fisiatra tem competências nas áreas da ortopedia, medicina desportiva, neurologia, reumatologia, pediatria, cardiologia, pneumologia, entre outras. Procura olhar para a pessoa como um todo, de modo a promover a máxima função e autonomia possíveis.
Na SAN, o Fisiatra trabalha diretamente com os restantes profissionais com o objetivo de planear e implementar uma intervenção plena e adequada às necessidades específicas de cada indivíduo.
Fisioterapia

O processo na Fisioterapia inicia-se com uma avaliação completa e detalhada do utente, que permitirá construir um plano de recuperação individualizado, fundamentado na evidência científica mais recente e na experiência dos nossos fisioterapeutas qualificados.
Sem limitações de tempo ou recursos, o bem-estar e rápida melhoria do utente são objetivos primordiais nos tratamentos.
Disponibilizamos ainda consultas especializadas:
Massagem de Relaxamento

A Massagem Relaxante consiste numa massagem profunda, que restabelece o
equilíbrio do corpo e da mente, aliviando dores musculares e promovendo uma sensação de bem-estar geral.
Os benefícios são vários: promove o equilíbrio físico e mental; liberta as tensões musculares e toxinas do organismo; relaxa o sistema nervoso; melhora o sistema circulatório; reduz o stress emocional; reorganiza energias; e facilita o processo de auto-cura.
Naturopatia

Naturopatia ou medicina naturopata baseia-se no poder de cura da natureza, potenciando a capacidade intrínseca do organismo para se auto curar e restituir a sua imunidade. Os médicos naturopatas desenvolvem uma abordagem holística da pessoa, esforçando-se por encontrar a causa da doença a partir da compreensão do corpo, mente e espírito e pela integração de uma variedade de terapias e técnicas – como a nutrição, a mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia e acupuntura.
Nutrição Funcional

Considerada a Nutrição do Século XXI, a Nutrição Funcional procura restabelecer o máximo potencial e bem-estar do organismo. Reconhece que os alimentos são capazes de modular as funções do nosso corpo, atuando no tratamento e, principalmente, na prevenção de doenças.
Nutrição Clássica X Nutrição Funcional: a nutrição funcional defende a individualidade bioquímica de cada pessoa, reconhecendo que o mesmo alimento pode ser benéfico para uns e intolerado por outros.
O objetivo é PARAR de contar calorias! A dieta define-se com alimentos específicos para:
-o maior aproveitamento de nutrientes
-prevenir doenças
-promover a saúde
Osteopatia

A Osteopatia utiliza a terapia manual como forma de restabelecer o bem-estar físico, tendo por base a normalização da mobilidade articular. Permite:
- normalizar a tensão entre os diferentes tecidos
- melhorar a distribuição de peso nas articulações
- Melhorar a mecânica das estruturas
Consequentemente facilita o movimento no dia-a-dia:
- reduz/elimina as dores
- melhora a postura
- melhora funções viscerais
Disponibilizamos ainda consultas especializadas:
– Osteopatia Pediátrica
Psicologia

A Psicologia é uma ciência que incide sobre os processos psicológicos dos indivíduos com o objetivo de compreender o funcionamento mental, comportamental e relacional. Paciente e terapeuta trabalham, em conjunto, no sentido de minimizar os obstáculos e as dificuldades, fomentando o desenvolvimento pessoal e uma vivência emocional mais equilibrada, estável e segura.
A consulta de Psicologia destina-se a todas as faixas etárias e concretiza-se na avaliação, tratamento e prevenção de certas situações ao nível da saúde mental e, no caso das crianças, do desenvolvimento infantil, sendo fundamental o acompanhamento das respetivas famílias.
Psicomotricidade

A Psicomotricidade é a área do conhecimento transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. Baseada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a intencionalidade do gesto. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.
Terapia da Fala

A Terapia da Fala é responsável por intervir na comunicação humana e perturbações relacionadas, bem como na mastigação e deglutição oral e faríngea. Assim, aborda patologias ao nível da fala, linguagem (oral, escrita e não verbal), voz, respiração, deglutição e motricidade oro-facial (incluindo, por ex. alterações ortodônticas e casos de roncopatia). Intervém ainda junto de profissionais no aprimoramento das suas capacidades de comunicação e voz.
A nossa equipa disponibiliza um serviço de qualidade e personalizado que poderá ser realizado em contexto clínico, domiciliar, educacional no caso de crianças ou por videoconferência.
Disponibilizamos ainda consultas especializadas de Terapia da Fala:
Terapia em Grupo

Classe de movimento funcional
A grande maioria da população reconhece que os fatores-chave para um envelhecimento saudável passam por uma boa alimentação e exercício físico mais de uma vez por semana.
Inspirados nas atividades do dia-a-dia criámos a Classe de Movimento Funcional. Aqui realizamos exercícios variados de flexibilidade, força, mobilidade, equilíbrio e coordenação que possam tornar o seu dia cada vez mais fácil e, assim, proporcionar-lhe mais liberdade de movimentos e mais energia. Adaptamos os exercícios à sua condição de saúde. O principal objetivo é que se sinta seguro/a e com confiança para dar este passo na melhoria da sua qualidade de vida.
Consulte o horário na receção

Classe de prevenção de quedas
Com o envelhecimento ocorre perda de massa muscular, diminuição dos reflexos e redução da mobilidade. Acima dos 65 anos, 35 em cada 100 pessoas sofre 1 queda por ano. Consequências? Sequelas tanto físicas como emocionais, de caráter temporário ou permanente. E, principalmente, na qualidade de vida!
Numa abordagem terapêutica em grupo focada na consciencialização e treino físico, os objetivos propostos são: orientar idosos e familiares sobre o perigo das quedas e os fatores de risco associados; capacitar os idosos e cuidadores para a diminuição dos fatores comportamentais de risco de queda; e reduzir os fatores de risco intrínsecos, através de um programa de exercícios específico.
Destinatários: +50 anos, sem demência nem patologias neurológicas
Duração: 3 meses
Consulte o horário na recepção.
Terapia Ocupacional

As atividades que realizamos diariamente dependem, para a sua plena execução, de um conjunto de habilidades físicas, mentais e sociais. Por diversos motivos, estas podem alterar-se, limitando de forma significativa a funcionalidade da pessoa.
O Terapeuta Ocupacional avalia, trata e habilita o indivíduo através de técnicas terapêuticas baseadas em atividades do seu interesse, com o objetivo de prevenir a incapacidade e melhorar, manter ou adaptar as capacidades funcionais. Desta forma, ajuda a melhorar o desempenho das atividades da vida diária – como, por ex., alimentação e higiene pessoal, atividades de trabalho ou de lazer, de forma a proporcionar a melhor funcionalidade e qualidade de vida possíveis.
Reeducação Postural | Pilates

A reeducação postural é realizada através de técnicas do Pilates. Consiste num conjunto de exercícios realizados com poucas repetições, suaves e de baixo impacto, sendo aplicável tanto a pessoas em iniciação de exercício como a atletas profissionais.
Este método enraíza-se nas filosofias orientais e ocidentais, na fisioterapia, na dança e no yoga, visando o bem-estar físico e mental.
Destinatários: qualquer pessoa a partir dos 10 anos Duração: 1 hora
Horário: 2ª e 5ª Feiras 19h00 – 20h00 e 20h00 – 21h00
Material Necessário: Toalha
Professor: Vítor Rebelo
Consultas Especializadas

Consulta da Gaguez
O seu filho gagueja há mais de 6 meses?
Apresenta esforço para falar?
Começou a gaguejar depois dos 4 anos de idade?
A gaguez é uma perturbação da fluência que pode surgir por volta dos 2-3 anos de idade. Nem sempre é transitória! Na consulta da Gaguez e em idade pediátrica avaliam-se as fragilidades da criança para desenvolvimento de gaguez crónica, bem como o impacto que esta tem na vida dos pais e da criança. Pretende-se uma intervenção o mais cedo possível, de forma a evitar consequências a nível pessoal, social e académico. Contudo, a intervenção em gaguez é possível em todas as idades e pretende melhorar as competências comunicativas da pessoa ajustando-as às suas necessidades atuais.
Responsável: Mónica Rocha, Terapeuta da Fala, especialização em Perturbações da Fluência (gaguez e taquifémia).
Disfunção Temporo-Mandibular, DTM
Tem estalos ao abrir/fechar a boca?
Sente dor ou fadiga muscular ao mastigar?
Tem dores na face, cabeça ou cervical?
Esta patologia caracteriza-se por um conjunto de alterações da oclusão dentária, da dinâmica cervical, mandibular e estruturas articulares e musculares envolventes.
Por ser uma patologia multifactorial é essencial a intervenção de uma equipa multidisciplinar para que a possamos avaliar e tratar eficazmente em todas as suas vertentes.
Responsável: Sofia Gaio, Fisioterapeuta, frequenta especialização em DTM
Drenagem Linfática
A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem de leve pressão que estimula o sistema linfático. Promove a eliminação de líquidos e toxinas acumuladas, reduzindo edemas, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a sensação de “pernas cansadas”. Pode ser ainda necessária na recuperação de edemas pós-operatórios.
Katy Gonçalves, Fisioterapeuta, com formação específica em drenagem linfática (Método Leduc)
Podoposturologia
É um processo de correção postural através do uso de palmilhas propriocetivas, concebidas de forma personalizada pela Fisioterapeuta.
Aplicam-se com os seguintes objetivos:
-reduzir ou eliminar dores
-distribuir adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés
-melhorar o equilíbrio muscular e articular
-prevenir desvios posturais e patologias
Responsável: Joana Filipe, Fisioterapeuta, especializada em Podoposturologia
Reabilitação Vestibular
Tem tontura ao rodar a cabeça?
Sente a visão “turva”?
Desequilibra-se ao andar ou até mesmo parado?
A vertigem e o desequilíbrio são dois dos motivos mais frequentes das entradas nas Urgências. Enquadram-se no que vulgarmente chamamos de Síndrome Vertiginoso e resultam de distúrbios do sistema vestibular, localizado no ouvido interno.
A Reabilitação Vestibular intervém para melhorar estes sintomas, através de:
– técnicas e manobras específicas
– não invasivas
– sem medicação
Responsável: Mariline Ferreira, Fisioterapeuta, especializada em Reabilitação Vestibular
Reeducação Postural Global, RPG
É uma técnica de Fisioterapia desenvolvida em França por Philippe Emmanuel Souchard, baseada em pesquisas em Biomecânica e Física. Consiste em ajustes posturais e estiramento do tecido muscular de forma a reorganizar os segmentos do corpo e reequilibrar a postura.
Joana Filipe e Katy Gonçalves, Fisioterapeutas, especializadas em RPG
Consulta da Voz
A sua voz está diferente?
A voz é o seu principal instrumento de trabalho?
Quer melhorar a sua imagem quando fala?
Na consulta da Voz faz-se o acompanhamento clínico de patologias vocais; a preparação vocal fisiológica para profissionais da voz – por ex., cantores, professores, vendedores e políticos; e o aprimoramento de capacidades de comunicação para profissionais. Coordenamos a intervenção com o médico otorrinolaringologista, professor de canto, osteopata, fisioterapeuta e nutricionista, entre outros, de forma a potenciar as melhorias vocais.
Responsável: Ana Sancho, Terapeuta da Fala, especializada em Voz pelo Centro de Estudos da Voz de S. Paulo – Brasil

Osteopatia Pediátrica
A osteopatia Pediátrica pretende facilitar o normal desenvolvimento infantil através de técnicas manuais suaves que devolvem mobilidade e conforto ao corpo. O corpo da criança, está sujeito a pressões e compressões, desde a fase intrauterina até após o seu nascimento. Estas compressões são muitas vezes, normais e fisiológicas, outras acabam por ser traumáticas, condicionando o desenvolvimento harmonioso da criança. Podem levar a desalinhamentos e até deformidades da coluna e/ou do crânio que, se mantidos, ao longo do tempo levam a compensações e a alterações das várias estruturas do corpo do bebé. Em osteopatia, acreditamos que esta pode ser a origem de muitos problemas ortopédicos, disfunções cranianas, viscerais e das articulações tempero-mandibulares (ATM), entre outras, que nos dão limitações funcionais, dores e nos tiram a qualidade de vida, durante a infância, a adolescência e até mais tarde na idade adulta.
A osteopatia pediátrica poderá ajudar a controlar e devolver normalidade às estruturas e trazer a tranquilidade ao bebé. Pode ajudar em situações como: 1) Torcícolos congénitos;
2) Dificuldade do bebé em rodar a cabeça para ambos os lados ou dificuldade em manter a cabeça na mesma posição, durante um período de tempo;
3) Dificuldades com a amamentação;
4) Bebés chorões, difíceis de acalmar ou consolar;
5) Alterações viscerais como cólicas, obstipação ou refluxo; entre outros.
Responsável: Catarina Almeida, Fisioterapeuta e Osteopata com formação específica em osteopatia pediátrica.