FISIATRIA

Fisiatria

fisiatria_sansaudeintegrativa
Fisiatria

Fisiatria

O que é?

A Fisiatria, ou Medicina Física e Reabilitação, é a especialidade médica responsável pela avaliação e tratamento de pessoas com limitação funcional. O Fisiatra tem competências nas áreas da ortopedia, medicina desportiva, neurologia, reumatologia, pediatria, cardiologia, pneumologia, entre outras.

A Fisiatria procura olhar para a pessoa como um todo, de modo a promover a autonomia e funcionalidade. O Fisiatra trabalha diretamente com profissionais de outras áreas com o objetivo de criar e implementar uma intervenção adequada às necessidades específicas de cada indivíduo.

EQUIPA DE Fisiatria

SAIBA MAIS SOBRE FISIATRIA

A quem se Destina

A Fisiatria destina-se a pessoas que apresentam algum tipo de incapacidade física ou limitação na realização das atividades diárias, decorrente de lesões ou doenças que afetam o sistema neurológico, musculoesquelético ou cardiovascular.

Entre os pacientes que podem beneficiar da Fisiatria, estão:

– Pessoas com lesões ortopédicas e musculoesqueléticas, como fraturas, entorses, distensões musculares, tendinites, bursites, hérnias de disco, entre outras;

– Pessoas com doenças neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, esclerose múltipla, paralisia cerebral, doença de Parkinson, entre outras;

– Pessoas com lesões medulares, como lesões por traumas, mielites, espondilite anquilosante, entre outras;

– Pessoas com doenças reumatológicas, como artrite reumatoide, osteoartrite e fibromialgia;

– Pessoas com doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e angina;

– Pessoas com lesões desportivas, como entorses, distensões e contusões;

– Pessoas com condições pós-operatórias, como reabilitação pós-cirurgia ortopédica ou neurológica;

– Pessoas com condições crónicas, como dor ou fadiga.

Benefícios

Alguns benefícios da Fisiatria:

  • Melhora da função física: A Fisiatria pode ajudar a recuperar a função física após lesões, acidentes, doenças ou cirurgias. Isso pode incluir melhorar a força, a flexibilidade, a coordenação e a resistência.
  • Alívio da dor: A Fisiatria pode ajudar no tratamento de dores crónicas ou agudas, com a utilização de diversas técnicas como terapia manual, eletroterapia, acupuntura, entre outras.
  • Acelera a recuperação: A Fisiatria pode acelerar a recuperação após uma lesão, doença ou cirurgia, ajudando o paciente a voltar às atividades normais o mais rápido possível.
  • Prevenção de lesões: A Fisiatria pode ajudar a prevenir lesões ao ensinar técnicas adequadas de levantamento de pesos, postura correta, exercícios de aquecimento, alongamento, entre outros.
  • Melhora da qualidade de vida: A Fisiatria pode ajudar os pacientes a melhorar a sua qualidade de vida, tanto física como emocionalmente. Pode incluir tratamento de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
  • Melhora da independência: A Fisiatria pode ajudar pessoas com deficiências físicas a tornarem-se mais independentes, com a ajuda de equipamentos, como cadeiras de rodas, órteses e próteses.

Tratamento de condições crónicas: A Fisiatria pode ajudar a tratar condições crónicas, como doenças musculoesqueléticas, lesões medulares, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outras.

Condições que Trata

Algumas das condições que um fisiatra pode tratar incluem:

Lesões ortopédicas e musculoesqueléticas: Fraturas, lesões articulares, tendinites, bursites, lesões ligamentares, entorses, distensões musculares, hérnias de disco e musculares;

Doenças degenerativas do sistema musculoesquelético: Osteoartrite, artrite reumatoide e espondilite anquilosante

Dor crónica: Dor de cabeça, dor nas costas, dor no pescoço e dor neuropática

Distúrbios neuromusculares: Esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença de Parkinson e distrofia muscular

Doenças neurológicas: Acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, esclerose múltipla, paralisia cerebral, doença de Parkinson, entre outras;

Lesões medulares: Lesões por traumas, mielites, espondilites anquilosantes, entre outras;

Doenças reumatológicas: Osteoartrite, artrite reumatoide, fibromialgia, entre outras;

Doenças cardiovasculares:  Enfarte do miocárdio, insuficiência cardíaca, entre outras;

Lesões desportivas: Relacionadas com a prática de atividades físicas intensas e/ou de alto impacto.

Tratamentos de Reabilitação da Fisiatria

A fisiatria trabalha em comunhão com as seguintes áreas:

 

Fisioterapia: é uma das principais intervenções da Fisiatria, envolvendo o uso de exercícios terapêuticos, técnicas manuais, equipamentos e outras técnicas para ajudar na recuperação de movimento e função, minimizar a dor e promover a reabilitação.

 

Terapia ocupacional: É uma especialidade que ajuda as pessoas a recuperarem a capacidade de realizar atividades quotidianas e desempenhar tarefas importantes. As atividades propostas podem envolver o uso de adaptações e equipamentos especializados, bem como exercícios específicos.

Terapia da fala: É utilizada para ajudar pacientes que sofreram lesões ou doenças que afetam a fala, a deglutição e a comunicação. Inclui exercícios e terapias específicas para recuperar ou melhorar essas capacidades.

 

Uso de órteses e próteses: Em alguns casos, o médico fisiatria pode prescrever o uso de órteses e próteses para ajudar o paciente a recuperar a função física.

 

Tratamento medicamentoso: O médico fisiatria pode prescrever medicamentos para aliviar a dor, reduzir a inflamação e melhorar a função física.

 

Técnicas de fortalecimento muscular: Exercícios de fortalecimento muscular são frequentemente usados na Fisiatria para ajudar o paciente a recuperar a força e o equilíbrio.

 

Estimulação elétrica: A estimulação elétrica é uma técnica que pode ser usada para ajudar a melhorar a função muscular e reduzir a dor.

 

Injeções terapêuticas: Injeções de medicação podem ser usadas para ajudar a reduzir a inflamação e a dor em algumas condições.

Fisiatria na clínica SAN Saúde Integrativa

Na clínica SAN Saúde Integrativa contamos com uma equipa de profissionais, que de forma competente e coordenada, trabalham em conjunto para contribuir para os objetivos comuns da terapia, definidos com o paciente. Contamos com um núcleo de profissionais de saúde alinhados na mesma filosofia de saúde, de dentro e fora da nossa equipa, de Portugal e do estrangeiro.

Um dos nossos fisiatras, o dr. André Borges conta com equipamento de ecografia que utiliza na consulta que auxilia no processo de diagnóstico musculo-esquelético.

Que especialidades trabalham em conjunto com a Fisiatria?

A Fisiatria pode trabalhar em conjunto com diversas especialidades, dependendo das necessidades e condições do paciente. Algumas especialidades que podem trabalhar em conjunto com a Fisiatria incluem:

  • Fisioterapia
  • Terapia Ocupacional
  • Terapia da Fala
  • Psicologia
  • Nutrição Funcional
  • Enfermagem

 

Faça a sua marcação

Agende a sua consulta, terapia ou aula

Clínica SAN Saúde Integrativa

R. Dr. Evaristo Sousa Gago 5 RC A,
8150-139 São Brás de Alportel

Clínica Internacional de Vilamoura

Av. Tivoli, 8125-410 Quarteira

(+351) 289 845 131*

*Chamada para a rede fixa nacional de acordo
com o seu tarifário, em Portugal e em roaming

WhatsApp (+351) 934 342 636*

*Chamada para a rede móvel nacional

geral@sanintegrativa.pt

Siga-nos