CONSULTA DE GAGUEZ

Consulta de Gaguez

consulta_gaguez
Consulta de Gaguez

Consulta de Gaguez

O que é?

A consulta de gaguez é conduzida por um Terapia da Fala, com especialização na área das perturbações da fluência (gaguez e taquifemia) e tem como objetivos ajudar pessoas que gaguejam a comunicar de uma forma mais fácil, livre e sem esforço e a diminuir o impacto que a gaguez possa causar na qualidade de vida.  

No decorrer da primeira consulta o profissional realiza uma entrevista minuciosa com o indivíduo em questão. Na consulta pediátrica é frequente solicitar apenas a presença dos pais ou cuidadores da criança, a  fim de obter informações relacionadas com o desenvolvimento geral da criança, com o aparecimento e desenvolvimento da gaguez bem como as reações da própria criança e das pessoas em seu redor relação às disfluências observadas (interrupções que observamos na fala).

Durante a avaliação, tanto em crianças quanto adultos são recolhidas informações acerca do impacto da gaguez na qualidade de vida e é analisada a comunicação, tendo em consideração diferentes parâmetros.  

Estas primeiras consultas estabelecem a base para a elaboração de um plano de intervenção personalizado e têm sempre em consideração os objectivos pessoais, preocupações e expectativas dos adultos que gaguejam ou dos pais e cuidadores das crianças que gaguejam.

EQUIPA DE Consulta de Gaguez

SAIBA MAIS SOBRE CONSULTA DE GAGUEZ

A quem se Destina

A consulta de gaguez destina-se a qualquer pessoa que gagueje independentemente da idade. Mesmo com crianças muito jovens, é possível abordar a gaguez de uma forma aberta, adaptada, é claro à faixa etária delas. 

Levando em consideração os princípios da neuroplasticidade, sabemos que a intervenção precoce continua a ser a mais eficaz. Portanto, quanto mais cedo a intervenção for realizada, maior a probabilidade de obter resultados satisfatórios. Contudo, existem opções de intervenção eficazes para adolescentes e adultos, que auxiliam as pessoas que gaguejam a lidar com a condição e a alcançar uma comunicação mais confiante e eficaz.  

A consulta de gaguez pode ainda ser realizada com pais ou cuidadores de crianças que gaguejam, a fim de fornecer orientações sobre como ajudar a criança em casa e na escola. 

Benefícios

A consulta de gaguez pode trazer diversos benefícios, tais como:

  • Melhoria da comunicação: A consulta de gaguez pode ajudar a pessoa a desenvolver capacidades de comunicação mais eficazes, o que pode ter um impacto positivo em várias áreas da vida, como no trabalho, na escola e nos relacionamentos pessoais. Através de metodologias e técnicas específicas a pessoa é incentivada e orientada para comunicar de uma forma mais fácil e sem esforço comunicativo.  
  • Aumento da autoestima e confiança: Ao compreender melhor a gaguez e desenvolver a sua resiliência perante os desafios que possam surgir na comunicação, a pessoa pode sentir mais confiança em si mesma e na sua capacidade de se comunicar com os outros, o que pode ter um impacto positivo na sua autoestima e vida social.
  • Redução da ansiedade e do stress: A comunicação poderá ser desafiante para quem gagueja e por vezes surgem emoções, com as quais não é fácil lidar, relacionadas com a comunicação no geral e com a própria eficácia enquanto comunicador. A consulta de gaguez pode ajudar a pessoa a lidar com determinadas emoções de forma mais eficaz, reduzindo os efeitos negativos na sua saúde mental.
  • Orientação para familiares e cuidadores: A consulta de gaguez pode fornecer orientações para familiares e cuidadores de pessoas que gaguejam, ajudando-os a compreender melhor os desafios inerentes à gaguez e a desenvolver estratégias para ajudar a pessoa a comunicar de uma forma mais eficaz. 
Intervenção Terapêutica na SAN

A gaguez tem uma origem multifatorial, que inclui fatores genéticos, neurofisiológicos, ambientais e temperamentais que interagem entre si. Isso significa que a intervenção também deverá ter em consideração diversos fatores para alcançar uma maior eficácia. Em situações específicas pode ser necessário um encaminhamento para outras áreas de especialização. Temos ao nosso dispor uma equipa de profissionais que trabalham em conjunto para atingir os objetivos comuns da terapia, definidos pela pessoa que gagueja. 

A intervenção é sempre personalizada, levando em consideração as necessidades e características individuais de cada pessoa. A consulta de gaguez pode ser realizada presencialmente para crianças (ou em formato de intervenção parental), adolescentes e adultos que gaguejam. Além disso, é possível realizar a consulta em formato online através de uma videochamada para adolescentes, adultos ou pais/cuidadores. No caso de crianças, a viabilidade da consulta online é avaliada previamente. 

A Intervenção parental direcionada a pais ou cuidadores pode ser realizada em complemento à intervenção direta ou de forma exclusiva, principalmente com crianças muito jovens. No dia-a-dia, os pais têm oportunidade de lidar com diferentes momentos de gaguez. Durante a terapia, são fornecidas estratégias aos pais para lidar com os momentos de gaguez e para minimizar o impacto que esta condição possa ter na qualidade de vida dos seus filhos.

A intervenção pode ainda ser realizada em formato de grupo terapêutico. Na SAN existem diferentes grupos terapêuticos em funcionamento, adequados para diferentes faixas etárias. Estes grupos são projetados para atender às necessidades específicas de cada idade, proporcionando um ambiente de apoio e aprendizagem compartilhado entre os participantes. A terapia de grupo oferece a oportunidade de interação social e troca de experiências, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de comunicaçºao e para a diminuição do impacto da gaguez na vida dos participantes, 

Que especialidades trabalham em conjunto com a Terapia da Fala (Consulta da Gaguez)?

A Terapia da Fala trabalha em estreita colaboração com outras áreas da saúde para fornecer uma intervenção mais completa e eficaz para as pessoas que gaguejam. Algumas das áreas da saúde com as quais a Terapia da Fala pode trabalhar incluem:

  • Psiconeuroimunologia (PNI)
  • Psicologia clínica
  • Consulta do sono
  • Terapia Ocupacional

Faça a sua marcação

Agende a sua consulta, terapia ou aula

Clínica SAN Saúde Integrativa

R. Dr. Evaristo Sousa Gago 5 RC A,
8150-139 São Brás de Alportel

Clínica Internacional de Vilamoura

Av. Tivoli, 8125-410 Quarteira

(+351) 289 845 131*

*Chamada para a rede fixa nacional de acordo
com o seu tarifário, em Portugal e em roaming

WhatsApp (+351) 934 342 636*

*Chamada para a rede móvel nacional

geral@sanintegrativa.pt

Siga-nos