Tem uma postura correta?

O Sistema Postural é um sistema complexo, que envolve várias estruturas do nosso sistema nervoso central e periférico. Estas estruturas estão sempre em constante adaptação ao meio exterior. Por outras palavras, todo o nosso corpo é um sistema integrado e dinâmico.

Quando achamos que a nossa postura “está direita”, devemos ter a percepção de que o nosso “estar direito“ é diferente do “estar direito” de outra pessoa. Esta diferença relaciona-se com diversos estímulos, posturas e atividades que cada um adota e realiza no seu dia-a-dia,     Por exemplo no trabalho  podemos adotar algumas posturas menos corretas. Tal acontece com algumas pessoas que têm de permanecer por um longo período de tempo na mesma posição, seja sentadas ou de pé estáticas.

 

As nossas emoções também influenciam posturas. Basta observarmos a postura de uma pessoa que se encontra  triste. Por norma estará mais curvada ou fechada, com os ombros encolhidos e projetados para a frente. O mesmo se passa com uma pessoa com stress ou ansiedade, os ombros tendem a subir e a respiração torna-se mais superficial na grelha costal superior e aumenta de velocidade.

No desporto devemos perceber quais os movimentos utilizados na modalidade desportiva praticada. Existem modalidades que exigem sempre o mesmo movimento e são unilaterais, sendo assim criada uma descompensação postural ao nível da lateralidade (ténis, golfe,…).

O corpo humano foi criado para estar em movimento.  Quando permanecemos parados por longos períodos de tempo, podem surgir alterações no tecido conjuntivo e alterações musculares e sintomas como: dores persistentes, espasmos, dores de cabeça, tonturas, entre outros. Começa a surgir uma procura de consultas posturais para o alívio de sintomas e  um crescente interesse em consultas de avaliação postural preventivas e personalizadas, com a finalidade de se perceber o que pode ser melhorado na postura da pessoa ao longo do dia, evitando o surgimento de dor e promovendo uma melhor qualidade de vida.

Após a avaliação personalizada, é aplicado o tratamento mais adequado ao que a pessoa apresenta, assim como são disponibilizadas algumas técnicas posturais para a prática diária com a finalidade de realinhar o sistema postural. Algumas destas técnicas disponibilizadas, estão relacionadas com a ergonomia tanto em casa como no trabalho. Algumas estratégias simples como modificar a posição em que dormimos podem fazer a diferença. Por exemplo, sabia que a posição considerada mais correcta para dormir é a posição fetal? Nesta posição pode colocar uma almofada entre os joelhos para promover um alinhamento corporal.

 

Este e outros conselhos personalizados  são fornecidos numa sessão de avaliação postural  para que no dia-a-dia a pessoa possa ter uma movimentação mais correta do seu corpo, que com o tempo se tornará automática e inconsciente.

 
Fisioterapeuta Joana Filipe

7730 | Ordem dos Fisioterapeutas

Cofinanciado por: