Terapia da Fala e Ortodontia, qual a relação?

A relação da Terapia da Fala com a Medicina Dentária tem-se tornado cada vez mais próxima, especialmente no que se refere à especialidade de Ortodontia.

A intervenção do Terapeuta da Fala é cada vez mais uma colaboração simultânea e complementada com profissionais de outras áreas clínicas, nomeadamente com médicos dentistas. A motricidade orofacial surge como uma área da intervenção do Terapeuta da Fala, onde os principais objetivos passam pela prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspetos estruturais e funcionais da região orofacial.

O Terapeuta da Fala, é um constituinte importante nas Perturbações do Sistema Estomatognático, fazendo parte deste sistema a Fala, Respiração, Deglutição e Mastigação. Quando ocorre uma perturbação ao nível da função e/ou funções, esta pode revelar uma alteração ao nível da arcada dentária (má oclusão dentária e/ou alterações de mordida). O Terapeuta da Fala é um elemento importante no plano ortodôntico, pois possibilita a harmonia e o equilíbrio de todas as estruturas responsáveis por determinada função, através da Terapia Miofuncional.

A Terapia Miofuncional é considerada como um procedimento de tratamento que promove o aumento da força muscular, podendo devolver estabilidade às estruturas orofaciais. Pode intervir tanto em causas anatómicas como funcionais, como é o caso de: baixo tónus muscular de determinada estrutura, respiradores orais, onicofagia (hábito de roer as unhas), deglutição atípica, postura incorreta lingual em repouso e na produção de fala, entre outros. Deve estar atento aos seguintes sinais de alerta: chuchar no dedo (até idade tardia), acordar cansado e sonolento, a criança apresentar olheiras profundas, rejeitar determinadas texturas de alimentos, dificuldade em mastigar, respirar predominantemente pela boca, babar-se com frequência após os 2 anos de idade, entre outros.

A avaliação e intervenção deste tipo de disfunções deverão sempre, ser realizadas por uma equipa multidisciplinar, como Otorrinolaringologistas, Alergologistas, Pediatras, Fisioterapeutas e osteopatas. Uma parceria entre o Ortodontista e o Terapeuta da Fala é essencial neste tipo de casos, visto que facilita a obtenção de resultados, mais do que estéticos, funcionais. Contribui também para uma maior rapidez do tratamento e previne a probabilidade de recidivas.

Terapeuta da Fala
Andreia Martins
C-047514175 | ACSS

Cofinanciado por: