Terapia da gaguez para todas as idades

A gaguez é uma Perturbação da Fluência que normalmente começa a ser evidente entre os 2,5 e os 4 anos. Nem sempre o Dr. Google tem a informação mais adequada acerca desta perturbação e, infelizmente, ainda existem muitos mitos e concepções erradas acerca da gaguez.  Escolhemos algumas das questões mais frequentes relacionadas com a intervenção:

  • Devo esperar que o meu filho vá para a escola para começar a Terapia da Fala?

Nem pensar! A intervenção precoce continua a ser mais eficaz. Os cérebros das crianças são como esponjinhas de aprendizagem e portanto a probabilidade de sucesso é muito maior quando começamos logo cedo. A intervenção com os mais pequenos poderá ser centrada na facilitação de estratégias comunicativas para os pais, de forma a potenciar a fluência.

  • A educadora do meu filho diz que é normal os meninos desta idade gaguejarem, será que ele precisa de terapia?

Existe uma diferenciação entre uma gaguez transitória (que como o próprio nome indica desaparece sem qualquer tipo de intervenção) e a gaguez crónica/persistente que se mantém ao longo da vida. É importante realizar uma avaliação detalhada de forma a compreender se existem fatores de risco que indiquem uma probabilidade de gaguez crónica. Apesar de a disfluência transitória estar presente em muitas crianças não é uma etapa  do desenvolvimento, como o gatinhar ou o plarar e por isso não é “normal”:

  • O meu filho teve terapia da fala em pequeno e agora com 16 anos a situação agravou-se. Faz sentido voltar a ter terapia da fala?

A vida tem diferentes fases e etapas, cada uma com exigências distintas. A entrada no 1º ano de escolaridade é um desafio muito grande para as crianças e para os próprios pais. A fase da adolescência, traz um grande desenvolvimento cerebral e uma preparação exigente para a idade adulta. Desta forma, poderá fazer sentido voltar à terapia, de acordo com as diferentes fases da vida.

  • Eu tenho 40 anos, sempre gaguejei e sempre me senti limitado pela gaguez. Será que ainda vou a tempo?

A Terapia pode ser realizada em qualquer altura. O foco da terapia na gaguez crónica é sobretudo diminuir o esforço produtivo para falar e diminuir o impacto que a gaguez possa estar a causar na vida da pessoa.

Terapeuta da Fala Mónica Rocha, PhD
C-033841187 | ACSS

Cofinanciado por: